Site Loader

História do Rio de Janeiro, uma das metrópoles mais conhecidas do Brasil

A linda Baía de Guanabara é o ponto original do Rio de Janeiro enquanto cidade. Foi ali que os primeiros portugueses batizaram a cidade maravilhosa com nome de rio. Mas, na verdade, os índios foram seus primeiros habitantes, antes mesmo de se tornar uma cidade. E sua ancestralidade se mantem viva, inclusive no nome da gente que nasce ali, você sabia que carioca é um nome indígena? Os franceses também fizeram parte dessa história, mas duraram pouco. E seu padroeiro, aquele que dá nome à cidade até hoje, São Sebastião, foi inspirado pelo nome do imperador português.

A história de uma das maiores metrópoles do mundo, e segunda do Brasil, passa por alto e baixos, assim como sua geografia e tem partes belas e impressionantes como suas belezas naturais. Mas também assusta quando observada da perspectiva social, desde os índios dizimados até os moradores atuais de seus morros. A cidade fundada por Estácio de Sá em março de 1565, acumula uma história muito interessante, que vai além do carnaval e do samba e que merece ser conhecida.

Escravidão moderna: por que o escravismo não é um problema do passado

Na escola a gente aprende que a escravidão no Brasil teve fim com a promulgação da Lei Áurea em 1888. Será verdade? Você acredita realmente nisso? A escravidão moderna é um fato. É real e silenciosa, mas tem forma de números expressivos e alarmantes. São milhões de pessoas em todo o mundo cujos direitos humanos são violados todos os dias, de diferentes formas: trabalho escravo, trabalho forçado, exploração sexual, tráfico de pessoas, casamentos forçados e muito mais.

E essa não é uma uma realidade exclusiva em países pobres. Pessoas são forçadas à escravidão em todo o planeta, em países modernos, ricos e desenvolvidos também. A Fundação Walk Free reconhece, inclusive, que os países líderes em consumo são os principais mantedores desta triste condição. Artigos de tecnologia (laptops, computadores e smartphones), roupas, peixes, chocolates e açúcar de cana são os cinco principais produtos envolvidos na escravidão vigente no mundo contemporâneo. Conheça um pouco sobre esse tema e pense em que medida você pode contribuir para reverter esse quadro. O poder está em nossas consciências.

Truques para economizar sem deixar de lado sua felicidade

Economizar dinheiro e ter uma estabilidade financeira é um dos maiores desejos que as pessoas costumam ter hoje em dia. Mas nem todas se dedicam a estudar seu próprio comportamento e as possibilidades que existem por aí para alcançar esse novo padrão de vida. Se você está disposto a poupar seu dinheiro, você não tem outra alternativa além de controlar seus gastos e saber o que você pode fazer a partir daí.

Não tem fórmula secreta, mas todos os especialistas financeiros concordam que economizar é uma questão de priorizar, antes de tudo. Em sua vida cotidiana o que é que garante a sua felicidade em longo prazo e o que é um capricho que te dá prazer momentâneo? O marketing está aí para nos levar a confundir estas duas palavras prazer x felicidade. Quando você é capaz de distinguir essas duas coisas, você está no caminho da sua estabilidade financeira. E a liberdade financeira te permite se relacionar com o dinheiro não como um fim, mas como um meio, uma ferramenta que você controla e gestiona a seu favor e do seu bem estar, da sua qualidade de vida.

Pão de Açúcar: a montanha mais famosa do Rio de Janeiro

Que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo, creio que você não dúvida. Quem já visitou sabe quão impactante pode ser essa cidade. E uma das coisas que mais impressionam na cidade maravilhosa são suas montanhas. A geográfia acidentada do Rio, entrecortada pelo mar, pela Baía da Guanabara, é realmente uma obra divina. E uma das vistas mais espetaculares dessa cidade está no complexo de morros, cujos mais conhecidos são o Pão de Açúcar e o Morro da Urca.

Mas você deve estar se questionando: a montanha mais famosa do Rio de Janeiro não é o Corcovado? Montanha mesmo, beleza natural, sem dúvida é o Pão de Açúcar. O morro do Cristo Redentor tem seu destaque, mas a engenhosidade humana não foi capaz de superar a beleza natural. Te deixamos algumas informações interessantes sobre essa magnífica formação rochosa, onde se instalou o primeiro telefério brasileiro, o bondinho do Pão de Açúcar. Se você planeja algum dia conhecer o Rio, não perca a chance de partir da Praia Vermelha e se maravilhar com um belo pôr do sol visto do alto dessa linda montanha.