Embora o Brasil ocupe a maior parte da América do Sul e é caracterizado por ser uma grande potência econômica, ainda enfrenta graves problemas sociais. As favelas brasileiras não são o problema em si e sim um efeito colateral da má distribuição econômica e da precária política pública brasileira.
Nesse sentido, além de ter que lidar com todos os problemas de infraestrutura que existem ao viver em uma favela, a crescente onda de prostituição já se tornou uma realidade entre os mais jovens nas favelas. Assim, esse artigo também funcionará como um alerta para essa nova realidade nas favelas brasileiras.
O que é uma favela?
Uma favela é o nome dado no Brasil a todos os assentamentos irregulares e ilegais que cresce em torno das grandes cidades. Em suma, a definição literal seria: construção residencial de proporções irregulares e construção precária que crescem a margem das grandes cidades ou metrópoles.
Desse modo, são construções que não possuem direito a propriedade em uma aglomeração sem nenhum tipo de plano organizacional ou com o mínimo de infraestrutura, como: saneamento básico, acesso a rede de água e eletricidade. Normalmente são o lar de pessoas que migraram em busca de melhores condições de trabalho.
A prostituição, o tráfico de drogas e a polícia
Desde o início da formação das primeiras favelas, as leis do estado não surtiam o mesmo efeito e com o tempo, instituições criminosas utilizaram dessas características para formar grandes cartéis de droga. Nesse sentido, além de ter que conviver com os problemas estruturais de uma favela, as pessoas também aprenderam a conviver com o crime organizado.
Sendo assim, como um agravante dos problemas encontrados ali, a guerra civil que existe no Brasil, paga um alto preço anual, com uma alta cifra de vítimas mortais dessa guerra suja e descarada. Que começa desde o consumidor, do traficante, até a polícia corrupta e o estado.
A desigualdade social nas favelas e a prostituição
Além dos problemas relacionados ao tráfico de drogas e a violência, as favelas também sofrem com a crescente crise da prostituição, principalmente da prostituição infantil. Também do trabalho de menores, dos abusos sexuais, do vício das drogas, entre muitos outros.
No Brasil, aproximadamente um quarto da população vive abaixo do umbral da pobreza. Portanto, as favelas são apenas o resultado de muitos anos de desigualdade social que está bastante estruturada na cultura do país.
A prostituição
Outro problema crescente nas favelas é o aumento exponencial da prostituição, inclusive da prostituição de menores. Normalmente as meninas são recrutadas como garotas de programa desde muito cedo e depois que já estão envolvidas nesse mundo é praticamente impossível sair ilesa ou ileso.
São muitos os casos de jovens assassinadas, vítimas de abuso sexual e outras barbaridades. Típicas de um mundo sem lei onde majoritariamente manda quem tem mais poder, os seja mais dinheiro.
Comentários