As favelas brasileiras são um pedaço de terra que pertence ao povo e um estrato social que representa a desigualdade na sociedade brasileira. Desde o início de sua existência as favelas do Brasil, de forma geral, representam o crescimento habitacional desorganizado e a cultura periférica do Brasil. Elas surgiram na época do grande desenvolvimento industrial do Brasil que resultou em um fenômeno migratório, mais conhecido como êxodo Rural.
Em outras palavras, as favelas são o resultado desse processo de crescimento desenfreado. Hoje elas são uma das características mais conhecidas no mundo da cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma representam o ápice da desigualdade social do Brasil. Entretanto, depois de anos da existência desse estrato cultural e social, as favelas do Brasil são comunidades orgânicas que funcionam de acordo com suas próprias leis.
O Funk, uma cultura das favelas
Como um dos produtos musicais mais famosos do Brasil e hoje em dia um dos ritmos mais presentes na música popular brasileira, o funk é uma das máximas expressões das favelas. Contudo, nem tudo é o que parece porque normalmente o funk fala sobre a vida e o cotidiano das pessoas que ali vivem. Por essa razão em suas letras é possível identificar a dura realidade das favelas em geral.
Desde o início da popularização desse gênero musical, o funk já me mencionava questões delicadas, envolvendo sexo, drogas e outros tipos de abuso. Do mesmo modo que possuía uma conotação de reivindicação, visto que as suas letras normalmente falam sobre a realidade desse lugar. Contudo, o ritmo envolvente e o apelo popular o funk ganha cada vez mais espaço nos lares brasileiros.
Turismo estrangeiro
Por ser um exemplo vivo da dissonante realidade da desigualdade do Brasil, as favelas acabam por se tornar destino turístico de muitos estrangeiros. A ideia é poder ver de perto como funcionam as estruturas sociais de um complexo urbanístico como as favelas. Desse modo é possível organizar uma visita a um morro pacificado para poder ver como as pessoas nessa região vivem.
Em outras palavras, ter a oportunidade de ver a desigualdade social de perto acaba sendo também um atrativo turístico para os estrangeiros. De certo modo esse fenômeno é positivo por dar uma maior visibilidade a um tema tão complicado. Isso porque as favelas também existem por uma omissão do estado frente a pior problemática desse lugar: o tráfico de drogas.
A representação musical nas favelas
O termo favela infelizmente está leva consigo uma enorme carga de esteriótipos e preconceitos. Decerto, as informações que são vinculadas as favelas normalmente são relacionadas a violência, ao tráfico de drogas. Contudo nas favelas é possível encontrar muito mais que apenas as mazelas históricas desse fenômeno. Nelas é possível encontrar um forte senso de comunidade e uma cultura local que se desenvolveu de maneira análoga as cidades.
Em outras palavras, as favelas também são produtoras ativas de sua própria cultura musical e estilo de vida. Muitos grandes nomes da música popular brasileira vieram de favelas e venceram os paradigmas sociais estruturados que desestimulam aos artistas emergentes.
Um incrível panorama da cidade do Rio de Janeiro
Além da aula de história e uma incrível aula de solidariedade que as favelas podem proporcionar aos seus visitantes forasteiros, ela também tem um maravilhoso segredo: as vistas. Em outras palavras, ver a beleza da cidade do Rio de Janeiro desde o ponto de vista de uma favela mudará definitivamente a sua forma de ver essa cidade.
Do mesmo modo que a experiência de ver a pobreza e a luta das pessoas de perto. Poder entender a situação de privilégio que muitos brasileiros vivem é fundamental para uma mudança real na mentalidade da sociedade brasileira.
Comentários