Que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo, creio que você não dúvida. Quem já visitou sabe quão impactante pode ser essa cidade. E uma das coisas que mais impressionam na cidade maravilhosa são suas montanhas. A geográfia acidentada do Rio, entrecortada pelo mar, pela Baía da Guanabara, é realmente uma obra divina. E uma das vistas mais espetaculares dessa cidade está no complexo de morros, cujos mais conhecidos são o Pão de Açúcar e o Morro da Urca.
Mas você deve estar se questionando: a montanha mais famosa do Rio de Janeiro não é o Corcovado? Montanha mesmo, beleza natural, sem dúvida é o Pão de Açúcar. O morro do Cristo Redentor tem seu destaque, mas a engenhosidade humana não foi capaz de superar a beleza natural. Te deixamos algumas informações interessantes sobre essa magnífica formação rochosa, onde se instalou o primeiro telefério brasileiro, o bondinho do Pão de Açúcar. Se você planeja algum dia conhecer o Rio, não perca a chance de partir da Praia Vermelha e se maravilhar com um belo pôr do sol visto do alto dessa linda montanha.
Uma formação rochosa conhecida em nível mundial
O Pão de Açúcar no Rio de Janeiro é, na verdade, um complexo geológico de 560 milhões de anos, rodeado pela Mata Atlântica, formado por três montanhas: o morro do Pão de Açúcar, com 395 metros de altura, o Morro da Urca, com 224 metros, e o morro Cara de Cão de 92 metros. No ano 2000, geólogos reunidos em um congresso internacional reconheceram as três montanhas como marco geológico da fusão do continente africano com a América do Sul.
Certamente, por seu tamanho e impacto visual no meio ambiente carioca, o Pão de Açúcar é, em termos de monumento natural, o cartão postal mais conhecido, dentro e fora do Brasil. Todos os anos, especialmente no verão, muitos turistas se deslocam ao Rio e o morro é uma parada obrigatória, seja para escaladas, seja através do bondinho do Pão de Açúcar. A vista é, realmente, espetacular e merece toda a fama que tem.
Rotas e excursões para subir andando
O bondinho do Pão de Açúcar é a maneira mais tradicional e fácil de subir até o morro mais alto, desde a Praia Vermelha até o morro da Urca e dele ao Pão de Açúcar. Todos os dias são mais de 2500 pessoas que fazem esse trajeto de ida e volta e se maravilham com a linda vista da Baía da Guanabará. Mas você pode optar por uma subida mais desafiadora que vai te dar uma outra perspectiva da cidade: caminhando e escalando.
Para isso, é possível contratar um guia ou fazer parte de uma excursão. No Rio de Janeiro as excursões turísticas são constantes. O Morro da Urca, o morro menor, pode ser alcançado com uma boa caminhada de apenas 40 minutos. A trilha do Morro da Urca é considerada de nível fácil e subir para ver o pôr do sol do topo é uma grande recompensa. Já para subir o Pão de Açúcar é preciso conhecimentos técnicos e equipamentos de segurança adequados, sem dispensar um instrutor profissional. Existem mais de 270 vias de escaladas catalogadas atualmente para se chegar ao morro mais alto.
A história detrás do bondinho do Pão de Açúcar
Uma obra do século XX, do engenheiro Augusto Ferreira Ramos nascido no Rio de Janeiro. O bondinho do Pão de Açúcar já completou mais de 100 anos de existência, tendo sido inaugurado em 27 de outubro de 1912. Mas você conhece a história por detrás do bondinho? Imagine que este foi o primeiro teleférico do Brasil e que no mundo, àquela época, só existiam dois, um na Espanha e outro na Suíça. Foram necessários nada menos que 400 operários escaladores, entre brasileiros e portugueses, para tornar essa obra realidade.
A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar foi a responsável pela construção desse que foi o primeiro teleférico brasileiro. Os equipamentos e materiais, inclusive as cabines, vieram da Alemanha, mas foram levados pelos operários até o topo dos morros através de escaladas, com pinos que ainda hoje podem ser vistos nas rochas. No primeiro ano de inaugurado, o bondinho só ia da Praia Vermelha até o morro da Urca. Um ano depois passou a chegar até o Pão de Açúcar.
Outras montanhas famosas no Rio de Janeiro
O relevo acidentado do Rio Janeiro é uma das marcas dessa cidade. Além do Pão de Açúcar, pelo menos, dois outros morros merecem uma visita na cidade maravilhosa: o Morro Dois Irmãos e o Corcovado. O Morro Dois Irmãos é mais alto que o Pão de Açúcar, possui 533 metros de altitude acima do nível do mar e tem em seu entorno um parque natural. A subida só é possível através de uma trilha de 1,5 km de distância. O ponto de partida é dentro da favela do Vidigal, uma comunidade pacificada no Rio de Janeiro.
A outra montanha, cuja visita é imperdível, é ainda mais famosa do que a anterior. O morro do Cristo Redentor ou o Morro do Corcovado. Ele está dentro do Parque Nacional da Tijuca e tem 710 metros de altura, supera o Dois Irmãos e, obviamente, o Pão de Açúcar. Estar no topo do Corcovado é uma sensação incrível e a vista lá de cima não tem descrição possível. O acesso é através de trens que atravessam a floresta e alcançam o pico em 20 minutos. Chegando lá você pode se decepcionar um pouco com a estátua, mas pelo menos vai poder dizer que já chegou pertinho do dedo de Deus.
Comentários