Site Loader
turismo rio de janeiro

Apesar de o Brasil ser um país com uma natureza exuberante e um atrativo turístico sem precedentes para muitos turistas, as favelas brasileiras também se tornaram outro atrativo. De certo modo o turismo nas favelas têm um caráter social, já que ver a realidade de perto pode ter um impacto positivo nas pessoas, principalmente nos estrangeiros.

Em outras palavras, o Brasil é um país recente e com um passado que se reflete na configuração social e econômica do país. Nesse sentido, as favelas são um exemplo claro de como a corrupção, o êxodo rural e o crescimento desenfreado puderam criar um problema social sem precedentes. Contudo, apesar de ainda ter muito que ser feito, algumas favelas no Brasil já estão pacificadas. Isto é, e através de projetos sociais e humanitários muitos jovens recebem oportunidades de estudar e de definir o seu futuro.

O que é o turismo social?

Decerto não existe uma definição precisa para definir o conceito de turismo social. Contudo podemos considerar aquele turismo onde as pessoas além de conhecerem uma realidade de perto, contribuem de certa forma para o desenvolvimento do lugar ou da região. Por isso que muitos projetos sociais e a ação de alguns órgãos públicos têm mudado a realidade de muitos jovens no Brasil.

favela turismo

Assim sendo, a ideia de visitar uma favela e ver como vivem as pessoas, muitas vezes em situação de risco, dá ao turista uma nova perspectiva de vida. De certo modo, a ideia de que a desigualdade social funcione como um atrativo turístico pode ser chocante. Por outro lado, o fomento do turismo nessas regiões também dão visibilidade e servem como uma grande crítica econômica e social das favelas do país.

Turismo nas favelas?

Apesar dos problemas estruturais, sociais e políticos, as favelas também fazem parte da história e da construção das grandes metrópoles do Brasil. Nesse contexto elas também se tornaram o destino turístico de muitas pessoas que querem ver essa realidade mais de perto. Desse modo, algumas favelas são conhecidas por serem pacíficas onde não ocorre um enfrentamento entre o tráfico de droga e a polícia.

Por essa razão, essas comunidades possuem muitos projetos sociais com o intuito de resgatar os jovens mais vulneráveis. Seja através da arte, da educação ou do esporte. Isto é, nessas favelas o turismo também se torna uma fonte de renda para a comunidade. Como também um veículo de comunicação apontado a realidade dessas pessoas.

A favela e o turismo comunitário

De acordo com a realidade e o conceito da palavra Favela, ela consiste em comunidade. Ou seja, um grupo de pessoas que devido a questões históricas, econômicas e sociais começaram a se massificar nos morros e periferias das grandes cidades brasileiras. Contudo, apesar de o nome favela estar intimamente relacionado com o tráfico de drogas, violência e corrupção, ela consiste em um lugar com uma manifestação cultural única.

turismo

Sendo assim a favela consiste em um lugar onde se pode encontrar um forte turismo comunitário. Em outras palavras, nesse turismo não existe um protagonista já que a comunidade por si só está envolvida. Dessa maneira ela se torna a protagonista e deixa de ser expectadora. Nesse sentido, se torna responsável por interagir e ensinar o turista que sempre termina a experiência como um grande aprendizado de humildada e transformação.