O brigadeiro é aquele doce brasileiro protagonista nas festas de aniversário infantis e uma das receitas de sobremesa mais fáceis de se fazer. Mas você sabe qual a origem desse típico docinho brasileiro?
A culinária brasileira é uma mistura das mais diversas culturas gastronômicas do mundo. Por isso, encontramos influência africana, europeia e indígena nos nossos pratos mais famosos. Nesse contexto, a confeitaria não poderia estar fora dessa mistura de sabores, texturas e técnicas gastronômicas.
Qual a relação do brigadeiro com a política?
Antes mesmo de ser o queridinho entre as festas de aniversário no Brasil, o brigadeiro chegou a ter um papel importante na política. E sim, o brigadeiro faz referência a um candidato a presidência do Brasil, o então membro do antigo partido UDN que fazia a oposição a Getúlio Vargas.
Nesse contexto, a criadora da famosa receita, Heloísa Nabuco de Oliveira foi a responsável por dar vida a uma tradição culinária que vive até hoje. Naquela época, Heloísa que apoiava a candidatura do Brigadeiro criou um doce feito de ovos, leite, manteiga, açúcar e chocolate; ligeiramente diferente da receita moderna, para arrecadar fundos para a campanha.
Contexto histórico
Num Brasil dividido por diferentes ideologias políticas e num cenário pós-guerra, as eleições presidenciais serviam como uma maneira efetiva de engajar as pessoas. Dessa maneira surgiu a famosa receita que com o tempo se desvencilhou da sua origem política e que hoje representa o Brasil sendo reconhecida internacionalmente.
Porém, apesar do esforço e dedicação da criadora, Eduardo Gomes perdeu as eleições para o general Eurico Gaspar Dutra. Contudo, o Brasil acabou ganhando mais uma marca registrada que acabou recebendo uma enorme popularidade nacional. Embora no resto do Brasil o brigadeiro tenha esse nome, no Rio Grande do Sul ele é conhecido como negrinho já que naquela época fazia menção a oposição de Getúlio Vargas. Ou seja, uma maneira politicamente correta e aceitável para os meios de comunicação majoritariamente varguistas e extremistas quanto aos candidatos do partido de oposição, a UDN.
Como o brigadeiro ficou tão famoso no Brasil?
Apesar dos esforços da dona Heloísa em apoiar o seu candidato, o brigadeiro foi o que recebeu a maior atenção das pessoas. Mas esse sucesso não se deu apenas pelo fato do doce ser realmente muito gostoso, mas foram uma sucessão de fatores que fizeram a receita chegar em todos os cantos do país.
Nesse contexto, no período pós-guerra, a demanda por leite fresco era muito alta. Sendo assim, o leite condensado que foi criado para esterilizara pré-refrigeração do leite, acabou se tornando indispensável em tempos de guerra. Somando isso, mais o fato da Nestlé começar a comercializar o leite condensado na mesma época, o brigadeiro acabou recebendo uma visibilidade e propaganda natural. Por fim, se tornando uma das receitas mais conhecidas da confeitaria brasileira.
Comentários